sexta-feira, 20 de maio de 2011

Peixes herbivoros

                                                                                                                                                                                                                 
                                                                        Guppy:


O Lebiste ou Guppy criado em cativeiro é provavelmente o peixe de aquário mais popular do mundo. Derivado da espécie selvagem Poecilia reticulata (originalmente da América do Sul/Central) ele é pequeno, lindo, pacífico, vivaz e geralmente resistente. Melhor ainda, há uma miríade de variantes coloridas que podem ser colecionadas e facilmente reproduzidas, por isso é uma das melhores escolhas para iniciantes no hobby, especialmente crianças. Tenho certeza que quase todo mundo já se deu conta disso, mas em todo caso: os machos de guppy são aqueles com corpos mais esguios e caudas grandes, enquanto as fêmeas são mais encorpadas (especialmente quando grávidas, o que é quase sempre) e de maneira geral são menos coloridas. Se você olhar com cuidado a nadadeira anal (aquela logo à frente de onde saem as fezes) vai ver também a diferença entre a nadadeira normal em forma de leque da fêmea, e a nadadeira modificada em forma de tubo do macho (gonopódio). 




Nome Popular: Guppy, Barrigudinho, Lebiste, Bandeirinha, Sarapintado, Peixe-Arco-Íris, Guaru-Guaru, Bobó, Rainbowfish, Missionaryfish, Millionenfisch, Buntfleckkaerpfling etc.


Nome Científico: Poecilia reticulata (Wilhelm C. H. Peters - 1859)   


Origem: Norte da América do Sul e América Central.


Dimorfismo Sexual: Macho: Tem cores no corpo e nadadeiras. Sua nadadeira caudal costuma ser do mesmo tamanho do corpo. Pode chegar a medir 3 centímetros. Fêmea: Tem cores somente no pendúculo caudal e nadadeiras. Pode chegar a medir 5,6 cm


Temperatura: De 25°C a 30°C. De preferência 27°C.     Comp:5 cm


Água: pH 7.0 a 7.2. dH 6 a 10.


Alimentação: Onívora - Tubifex, larvas de mosquito, drosófilas, artêmia salina, dáfnias, infusórios, microvermes, enquitréias, minhocas de jardim, patê etc.






                                                  Plati:      


      O Plati é um peixe pequeno, resistente, pacífico, muito colorido e ideal para alegrar aquários comunitários de iniciantes. Mas ele também é explorado para algumas funções bem menos nobres. Ele é um ótimo comedor de algas, inclusive algas filamentosas, e é uma boa opção para fazer o controle delas no aquário. Além disso, pelo fato de ser barato e reproduzir com muita facilidade, ele é bastante usado como alimento vivo para peixes predadores de água doce e marinhos. 


Nome: Xiphophorus maculatus  


Origem: América Central


Comp:5 cm


Ph:7.3


Temp:  25°C


                      
                                               Espada:  


 Os Espadas são primos do Platy, preferencialmente de alimentação vegetal, também de cores alaranjadas, embora esta espécie seja originalmente esverdeada. Natural do México, esta espécie distingue-se pela bonita espada na cauda e tem tendência para água salobra, pelo que é aconselhável acrescentar umas pedras de sal ao aquário. Este procedimento afecta outras espécies, por isso só deve ser levado em conta, se colocado num aquário de biotipo. O macho atinge 10 cm e a fêmea 11. A sua reprodução é fácil, embora vivíparo, nem sempre se mostram disponiveis para nos mostrar os seus rituais de acasalamento. Os Espadas vivem, como é próprio da família, na parte superior do aquário. No comércio existem várias sub-espécies obtidas por selecção, existindo em grande maioria as de cores laranjas, no entanto, pode-se encontrar vermelhas, amarelas e mesmo negras. Extramamente sociável, prefere convivência com Guppys, Mollys e Platys.  


Nome: Xiphophorus hellerii  


Origem: América Central 


Comp:13 cm


Ph:7.3


Temp:25°C


                 
                                        Molinésia preta:


Tenho 5 molinésias, elas adoram nadar e procurar comida no fundo do aquário. As minhas também não são nem um pouco tímidas pois comem na minha mão e deixam com que eu faça carinho nelas.


Nome: Poecilia sphenops


Origem: México a Colômbia


Comp:6 cm


Ph:7.5


Temp:27ºc




                                              Colisa:


As Colisas são ótimos peixes para iniciantes, já que são relativamente pacíficas, pouco exigentes, e por causa do pequeno tamanho (cerca de 5 cm), podem ser mantidas bem em aquários menores. Na linhagem original, o macho é muito colorido enquanto a fêmea é de coloração pálida. Mas algumas variantes já foram desenvolvidas em cativeiro, inclusive com fêmeas coloridas também.


Nome: Colisa lalia


Origem: Bengal e Assam, Índia


Comp:6 cm


Ph:6.8


TEMP:28ºC




                                    Tricogaster azul:



O Tricogáster é um peixe bonito e muito resistente que pode ser encontrado facilmente em muitas variedades de padrões e cores, desde azul claro ou escuro até amarelo, rosa e marrom. Eles são muitas vezes vendidos ou escolhidos como peixes para iniciantes pela sua resistência, mas existem dois importantes pontos contra essa escolha: primeiro, eles crescem até um tamanho razoável (15 cm) e podem superpopular aquários menores. Segundo, os machos tendem a ser bastante territoriais e, com o seu tamanho avantajado, costumam atormentar todos os outros peixes menores, forçando-os a ficarem escondidos em algum canto do aquário. Isto pode ser bastante frustrante para aquaristas iniciantes, especialmente crianças. A solução é mantê-los em aquários bem grandes e bem plantados, ou manter apenas fêmeas. A identificação do sexo é fácil, já que o macho tem a barbatana dorsal (a de cima) comprida e pontuda, enquanto a da fêmea é curta e arredondada (como na foto acima).

Nome: Trichogaster trichopterus

Origem: Tailândia, Bornéu

Comp:15 cm

Ph:6.8

Temp:27ºc


                                                                  Beijador:

O beijador é um peixe pacífico que pode ser mantido em aquários comunitários. Ele só é um pouco agressivo com os de sua espécie, mas isso pode ser contornado se o aquário for grande, com pedras formando cavernas e uma densa vegetação. Dê preferência para plantas mais resistentes. Muitas pessoas acham engraçado quando eles estão se beijando mas na verdade eles estão brigando. É semelhante à família Anabantidae, mas não faz ninhos de bolhas como os outros integrantes desta família. Aceita todo tipo de alimento desde flocos até vivos. Atinge 15 cm de comprimento em cativeiro, sendo originários do sudeste da Ásia. São bem tolerantes quanto ao pH que pode variar de 6.5 a 7.5, 10ºGH, mas tome cuidado com a temperatura 25º que não deve variar muito pois o beijador é muito sensível ao íctio.

Nome: Helostoma temminkii

Origem: Java e Tailândia

Comp:30 cm

Ph:7.0

Temp:26ºc



                                                                       Carpa:



As Carpas são ótimos animais para tanques, mas para aquários são horríveis. Se for colocar, saiba que um dia terá que soltá-las em algum tanque. Crescem demais, e além disso, não se pode nem pensar em colocar plantas. Elas comem TODAS! Já tive 2 Carpas em meu aquário de 200 L. Uma era laranja e a outra era branca com as costas azuladas. Devido a um problema com a água do meu poço (ficou ácida) as duas morreram.

Nome: Cyprinus carpio

Origem: Europa até Japão

Comp:90 cm

Ph:7.3

Temp:19ºc


                                                                    Tanictis:

Hábitos: São peixes ótimos, pacíficos. Tem a desvantagem de ser sensível ao calor, não estando bem em águas mornas, mas tirando isso são peixes bastante resistentes e são também bom de boca. Reprodução: se reproduzem facilmente, tendo o mesmo cuidado com os Paulistinhas (Brachydanio rerio). A diferença entre sexos é difícil mas o porte da fêmea é bem mais pesado e deselegante que o macho.

Nome: Tanichthys albonubes

Origem: China

Comp:4 cm

Ph:7.2

Temp:18ºc



                                                           Barbo sumatra:

O Sumatra (ou Barbo Tigre) é um dos mais populares membros da família dos Barbos, especialmente por causa da sua aparência e temperamento. Eles são pequenos, muito ativos, brincalhões, e geralmente nem um pouco tímidos. Uma das características mais famosas dos Sumatras é a sua tendência de "beliscar" as barbatanas dos outros peixes. Peixes com barbatanas longas como Bandeiras e Bettas são vítimas prediletas. Minha experiência é que este comportamento pode ser evitado se você os mantiver em grupo (5 ou mais). Neste caso eles passam a maior parte do tempo correndo um atrás do outro, e deixam as outras espécies em paz. Um Sumatra solitário, por outro lado, parece se sentir frustrado e inseguro, e começa a beliscar as barbatanas dos outros peixes como algum tipo de instinto defensivo. Uma linda variante verde e também uma albina são frequentemente disponíveis em lojas.


Nome: Puntius tetrazona

Origem: Sumatra, Bornéu

Comp:8 cm

Ph:6.5

Temp:27ºc


                                          Barbo ouro:


O barbo ouro é um peixe pacífico que gosta de viver em cardumes. Ele foi obtido através de processos de seleção nos EUA a partir de um peixe originário do sudeste da China. Atinge 7cm de comprimento e é muito ativo. Aprecia aquários com densa vegetação e algumas pedras mas não esqueça de deixar bastante espaço livre para que esse incansável peixinho possa nadar. Aceita todo tipo de alimento desde flocos até vivos.


Nome: Puntius sachsii


Origem: Sudeste Asiático


Comp:8 cm


Ph:7.0


Temp:26ºc




                                         Bala shark:


Peixe muito bonito, ativo e pacífico. Aceita qualquer tipo de comida e adora artêmias. Tenho 4 Bala Sharks em casa em um aquário comunitário grande. No decorrer de 3 anos, vi eles crescendo bastante e aprendi que eles gostam de plantas e troncos no aquário. 


Nome: Balantiocheilus melanopterus


Origem: Tailândia, Sumatra, Bornéu


Comp:36 cm


Ph:7.1


Temp:26ºc 






                                          Paulistinha:


  O paulistinha é um excelente peixe comunitário e é um dos melhores peixes para iniciantes. Eles são pequenos, pacíficos, muito resistentes, incrivelmente ativos e divertidos de se ver. Fotografá-los é um grande desafio, eles absolutamente recusam-se a ficar parados! Eles gostam de brincar em correntezas fortes, e costumam ocupar a parte superior da água logo abaixo da superfície, uma região não muito frequentada pela maioria dos outros peixes.


Nome: Danio rerio


Origem: Leste da Índia


Comp:5 cm


Ph:7.0


Temp:27ºc
                                      

5 comentários:

  1. Excelentes postagens. Gostei muito. Já tive quase todos esses peixes na minha infância. Senti falta apenas de alguns como Acará Bandeira, Mato Grosso e Japonês. E tenho uma dúvida. As molinésias são sempre pretas? Tem alguns que variam entre amarelo e vermelho, que não sei se são molinésias ou platis.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um peixe no aquário e não sei qual sua espécie. deve ter uns 12 cm da boca até a calda. a principio pensei que fosse um ciclideo, é predador e muito inquieto. Gostaria de saber sua espécie. Está no You tube com o título. Osório-tudo bem até agora.

    ResponderExcluir
  3. Se eu colocar um Tricogaster azul com as carpas, ele morre de frio será!???

    ResponderExcluir